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Movimento de Alfabetização de Jovens e Adultos (MOVA)

 

 

Movimento de Alfabetização de Jovens e Adultos (MOVA) foi criado por Paulo Freire, secretário da Educação de São Paulo, em 1989, durante a gestão de Luiza Erundina. Sua proposta era reunir Estado e Organizações da Sociedade Civil, para combater o analfabetismo entre jovens e adultos.

Suas salas estão instaladas onde existem poucas escolas e grande demanda por educação básica. Geralmente são utilizadas igrejas, creches, associações e empresas, lugares em que há espaço e necessidade. A capacidade de se adequar a realidade e as necessidades dos alunos, isto é, poupando o custo e o desgaste de transporte,pois geralmente ficam próximos de suas casas.

Funcionam a partir de convênios, entre prefeitura e entidades assistenciais, sociedades e associações. A prefeitura custeia as despesas dos educadores e entidades e se responsabilizam pelo local das aulas. Cada sala tem cerca de 15 a 25 alunos, com duração de 3 horas e são 4 vezes por semana geralmente noturno.

Tem como objetivo assegurar a todos os jovens e adultos a escolaridade, combatendo o preconceito em relação ao analfabetismo. Nos dias de hoje, o Mova é um movimento que dá oportunidades para adultos e jovens que necessitam de apoio na sua alfabetização.

Detalhes do MOVA

 

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Metodologia baseada em Paulo Freire e alfabetização transformadora

 

O MOVA-SP utiliza os princípios pedagógicos de Paulo Freire, como a leitura do mundo e temas geradores, permitindo que a aprendizagem seja profundamente conectada à realidade social dos educandos. Essa metodologia encurta o tempo de alfabetização, por meio de palavras próximas à vivência dos alunos e com forte abordagem dialógica e crítica

 

 

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Acesso local e comunitário às aulas

 

As salas do MOVA-SP são instaladas diretamente nas comunidades em espaços como associações, igrejas e creches, facilitando o acesso para quem vive nas periferias e reduzindo barreiras como transporte e horários inconvenientes

 

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Valorização da autonomia e da cidadania

 

O MOVA-SP visa resgatar a autoestima dos educandos e transformá-los em sujeitos conscientes e ativos na comunidade. Valoriza as histórias de vida dos alunos e fortalece sua voz social e política, promovendo sua integração comunitária e participação cidadã.

 

 

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Inclusão educativa e continuidade de estudos

 

O programa não apenas alfabetiza, mas também orienta os participantes a prosseguirem nos estudos, encaminhando-os para modalidades da EJA (como CIEJA, EJA Regular ou Modular), fortalecendo a trajetória escolar e rompendo com o ciclo da evasão.